terça-feira, 26 de maio de 2009

006 / 98 - Saci Lambão


Texto Original:

Há alguns meses atrás chegou as minhas mãos e ouvidos o CD “Quando não acreditava em mais nada...” da banda “Saci Lambão”. Formado pôr: Boi (Baixo e Voz), João (Bateria) e Sandro (Guitarra e Violão), o trio é de Três Corações (aqui pertinho) sul de Minas Gerais e neste CD, por sinal muito bem produzido (das gravações ao encarte), enfileiram treze músicas de autoria própria e estilos variados que vão do Pop ao Blues.

Com uma boa pitada de bom humor, mas não “engraçadinho”, a maioria de suas letras parte para a ironia do banal (não entendam como pura banalidade) com fundo (às vezes) social; como em “O Tatu” em que um tal de “Só Tião” após batalhar para pegar um tatu para o jantar com a família acaba na prisão: “......O Só Tião fez o que achou certo / Jantar alegre para um triste final / Ninguém lhe disse que havia um crime / Família sem pai, tatu sem vida / Cadeia cheia, mundo cruel......”.

Vale citar que dentre as treze músicas não tem uma “conversinha” daquelas que entram para simplesmente chamar atenção dos que não abrem seus ouvidos para o que é novo, tem até uma citação de Carlos Drummond (!!!) em “Odem”, tudo isto já é merecedor de elogios. E para vocês músicos de Caçapava e região, vale o exemplo de um CD bem produzido, com músicas próprias e contando com apoio cultural do CCAA, Nestlé, Factoria “Skate Shop” e da Incor,..., quem procura acha, não adianta sentar e esperar que caia algo do céu, o negócio é bater de porta em porta a procura de patrocínio para se conseguir uma boa gravação.

Parabéns ao trio mineiro ! Contatos “Saci Lambão”: Rua Caxambu, 72 - Centro. Três Corações - MG. CEP. 37410-000 / Fone: (035) 235-1561.

11 anos depois...:

Procurei informações atualizadas do “Saci Lambão” e nada encontrei na Net além dessa matéria do Gramophone, escutando o disco hoje continuo afirmando a qualidade musical, mas tenho que ressaltar: não acrescenta nada no meio. A impressão que ficou é que é (era) mais uma banda de bar se enveredando em composições próprias dificilmente executadas, pois os pedidos para esse tipo de banda não fogem do modismo momentâneo. Afirmo isso devido a falta de personalidade sonora da banda, as 13 músicas que compõem o Cd variam entre muitos estilos indo do punk ao pop, do rock ao reggae, coisa comum em quem esta no ramo para tocar músicas dos outros, não desmerecendo as suas próprias, mas apenas afirmando que falta(va) um “algo mais”, alem de um caminho a seguir ou ser seguido, se alguém souber algo atual da banda manda ver ai nos comentários que será bem vindo.

Link para baixar o disco abaixo:

7 comentários:

fernando lalli disse...

"Boi (Baixo e Voz)", como assim? Eu toco na banda e ninguém me avisa? Hahaha! =)

gramophone disse...

poisé rapaz... descoibrimos o embriao do seamus!!!

kkkkkkk

valeu a visita!

abraços

Poesia Viciada disse...

Amigos eu curto demais o som dos caras, morei em três corações na época da banda, infomo que a banda terminou já faz um certo tempo, que o vocalista boi estava com um projeto chamado "que país de alice", e que sei das opniões expostas aqui, mas os caras tinham talento para alcançarem um espaço, mas devido a nossa modinha de música brasileira, grandes bandas, bons músicos e compositores se perdem no caminho, afinal, infelizmente todos nós precisamos viver e sem dinheiro se torna dificil, então se escolhe hoje um entra na roda e se vende ou se aposenta e vai trabalhar em algum lugar e lutar pelo se pão e no fds pega no violão, mas para os amantes de boa música tem uma banda nova que surgui em MG o nome é chickabee, o som deles e muito bom se der acessa o site e confere:

www.chickebee.com.br o CD da para baixar gratuitamente.

Espero ter ajudado de alguma forma

Thiago Viana

Sandro Izidoro disse...

Meu nome é Sandro e sou o ex-guitarrista do Saci Lambão. Hoje sou guitarrista da banda Fábrica de Boatos (www.myspace.com/fabricadeboatos).

A banda Saci Lambão deixou boas lembranças e fico contente de ainda ser lembrado ou cobrado por isso.

Concordo em parte com o que foi dito aqui nesse blog. Na época não houve realmente uma preocupação em dar um "direcionamento no som". Apenas gravamos as músicas que fizemos e que gostávamos de tocar. As músicas do cd são realmente de "vários estilos", mas isso não significa que a banda não tinha estilo. Tinha um estilo sim, e este estava na ironia das letras, nas guitarras sempre presentes, e na preocupação de, ao se fazer um blues ou pop, tentar colocar um detalhe diferente, por menor que fosse. Isso sem falar dos shows que eram sempre muito elogiados (Modesto eu, não?!) (risos).

Precisávamos viver, e sem dinheiro não dava. Acabou que cada integrante seguiu seu caminho. Fiz computação, mestrado, estou no doutorado e trabalho em uma universidade.

Talvez se tivéssemos o tal "direcionamento" e o tal "apadrinhamento" as coisas fossem diferentes. Mas como já dizia meu avô: "O SE não joga futebol"!

Musicalmente, hoje sou guitarrista da banda Fábrica de Boatos (www.myspace.com/fabricadeboatos), que tem um som "mais direcionado". Mas com o mercado musical da forma que está, e as pessoas com a mente que estão, não acredito fazer o mesmo sucesso que fiz com o Saci.

Ainda faço minhas canções e penso que nunca vou parar com meu lado musical.

Agradeço a todos pelo interesse no som do Saci e os futuros fãs do som da Fábrica.

Muito bacana esse blog e algumas comunidades que se importam com a MÚSICA. Espero que sempre haja sempre pessoas interessadas em "ouvir" música e não apenas em "consumir" música!

Um grande abraço,

Sandro.

De Angelis disse...

CARAMBA CARA,
MORO AQUI EM TAUBATÉ, MAS SOU DE 3 CORAÇÕES.
CURTI MUITO O SACI LAMBÃO, E POSSO DIZER QUE ESTA BANDA MARCOU ÉPOCA LÁ.
FOI A FASE BOA DA CIDADE A GENTE ERA FELIZ E SABIA!!!
FOI UMA PENA A BANDA TER ACABADO.
MAS ATÉ HOJE CANTO AS MÚSICAS.
VALEUUUU, ABRAÇOS A TODOS.

Unknown disse...

Fico imaginando quantas bandas tiveram suas músicas roubadas por essa banda Saci Lambão..

Sandro Izidoro disse...

Puxa, Antonio Arruda, pelo que me lembro, eu não roubei nada de ninguém não. :(

Será que as músicas da minha nova banda são roubadas também? ;-)

www.fabricadeboatos.com

E você, faz o que da vida?